Com o início de mais um ano lectivo inicia-se, também, mais uma Semana de Receção ao Caloiro, organizada pela Comissão de Praxe FDUNL. Cada vez mais a palavra “Praxe” aparece acompanhada de conotações negativas... Aqui na FDUNL orgulhamo-nos de ser a excepção à regra.

A Semana de Receção ao Caloiro é orientada por valores como a integração, a amizade e a solidariedade. Funciona como uma espécie de campeonato, sendo os novos alunos divididos por Grupos de Praxe, cada um deles com um tema próprio. Existe um júri que atribui pontos e são realizados jogos variados, que também se convertem em pontos.

Todas as atividade realizadas permitem aos novos alunos a criação de laços – tanto com colegas de turma, como com colegas mais velhos – bem como de memórias muito divertidas. O objetivo final da Comissão de Praxe é que, no fim da primeira semana da sua vida académica, todos os novos alunos já tenham um grupo de amigos e um sistema de apoio que os acompanhe nesta fase completamente nova.

A Semana de Receção ao Caloiro realizar-se-á entre os dias 19 e 23 de Setembro. A maior parte das aulas são dispensadas pelos professores, que apoiam completamente o trabalho desenvolvido pela Comissão de Praxe. De facto, uma das regras de ouro da Praxe na FDUNL é que nenhum dos novos alunos seja incentivado a faltar às aulas.

As atividades terminam com o Jantar do Caloiro, a realizar-se dia 29 de Setembro. Este jantar permite o convívio de toda a comunidade académica. Nele são eleitos o Caloiro e a Caloira da Semana e é também divulgado o grupo que acumulou mais pontos durante a Semana de Praxe.